Quadrilha ligada a facção é presa por garimpo ilegal e extorsão em Alta Floresta

Meio Ambiente segurança

Quatro pessoas — três homens e uma mulher — foram presas nesta terça-feira (11), durante uma operação da Polícia Militar em um trecho do Rio Teles Pires, no município de Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá). O grupo é suspeito de integrar uma facção criminosa envolvida em extração ilegal de minérios e extorsão de garimpeiros na região.

A ação foi deflagrada após denúncias de que balsas estariam operando de forma irregular no rio. Diante das informações, equipes do Batalhão de Proteção Ambiental, 8º Batalhão, Força Tática do 2º e 9º Comando Regional, com apoio da Agência Regional de Inteligência, reforçaram o policiamento e localizaram uma estrutura de madeira usada como base para o garimpo clandestino.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam dois barcos com motor e diversos materiais utilizados na atividade criminosa. Os suspeitos foram presos em flagrante e admitiram não possuir nenhuma autorização legal para a exploração mineral.

Conforme a PM, os equipamentos foram apreendidos e a balsa destruída, conforme previsto na legislação ambiental. Os detidos foram encaminhados à Delegacia Municipal de Alta Floresta, onde responderão por crime ambiental e associação criminosa.

A Polícia Militar reforça que a atuação firme contra o garimpo ilegal e o crime organizado é essencial para garantir a ordem e a preservação dos recursos naturais de Mato Grosso.

Disque-Denúncia:
A população pode colaborar com o trabalho das forças de segurança denunciando atividades suspeitas de forma anônima pelos números 190 ou 0800 065 3939.

Wellyngton Souza | PMMT Por: NossavozMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *