Cerca de 1.770 estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental de 13 escolas municipais de Lucas do Rio Verde estão participando, entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação é um dos principais instrumentos nacionais para medir o nível de aprendizagem dos alunos e a qualidade do ensino público, além de influenciar diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Comprometimento e otimismo
A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, destacou o empenho das escolas e a importância do momento.
“Iniciamos, nesta semana, as avaliações do Saeb. Essa é uma das avaliações mais esperadas pelas unidades escolares, pois é por meio dela que os alunos demonstram o conhecimento adquirido ao longo de cada ciclo. Quero agradecer a todos os profissionais da Educação que se dedicaram intensamente para oferecer as melhores condições aos nossos estudantes. Estamos otimistas em elevar o nosso índice do Ideb, que já é um dos melhores de Mato Grosso”, afirmou.
Preparação ao longo do ano
Durante todo o ano letivo, as escolas municipais desenvolveram o projeto Ação Ideb, com o objetivo de preparar os alunos para as avaliações externas. O projeto incluiu quatro simulados de Língua Portuguesa e Matemática, permitindo à equipe pedagógica analisar o desempenho dos estudantes e traçar estratégias de reforço e aprimoramento das aprendizagens.
De forma inédita, também foram realizados dois aulões especiais, intitulados “Ação Ideb 2025 – Calculando a Gramática”, voltados aos alunos do 9º ano. A iniciativa revisou conteúdos de forma dinâmica e envolvente, buscando reforçar a confiança e o engajamento dos estudantes.
Engajamento das escolas
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Joice M. Munhak, Janaína Franceschi, contou que as ações de preparação foram diversas e contínuas.
“Realizamos simulados, aulas de reforço, vídeos motivacionais e conversas em sala sobre a importância do Saeb. Nosso foco foi unir preparação e incentivo, para que cada aluno se sentisse confiante no dia da prova”, explicou.
A estudante Yasmin Silva, do 5º ano da mesma escola, afirmou estar preparada:
“Eu estou muito empolgada para a prova do Saeb. A gente vem treinando o ano inteiro e, hoje, estou bem preparada para fazer a avaliação.”
Cronograma das aplicações
O cronograma de aplicação do Saeb nas escolas municipais segue até o dia 6 de novembro:
- 28/10 – Escola Municipal Olavo Bilac e Luiz Carlos Ceconello
- 03/11 – Escola Municipal Cora Coralina, Prof. Marcelino E. Dutra, Profª Joice M. Munhak e São Cristóvão
- 04/11 – Escola Municipal Caminho Para o Futuro e Érico Veríssimo
- 05/11 – Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós e Menino Deus
- 06/11 – Escola Municipal Cecília Meireles e Vinícius de Moraes
Educação de qualidade
A gestão municipal reforça que o Saeb é mais do que uma prova: é uma ferramenta que permite avaliar o desempenho dos alunos e orientar políticas públicas de melhoria na educação. O desempenho dos estudantes representa o resultado do trabalho coletivo de professores, coordenadores, gestores e famílias comprometidas com o aprendizado.
Portal Nossa Voz MT — informação com responsabilidade e compromisso com a educação em Mato Grosso.
